Participe do nosso fórum: Tire suas dúvidas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Clamídea e Gonorreia

O que são:


São infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde e também pode ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto. A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas pode também acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares. Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior prevalência no mundo. A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto(canal anal), a garganta e os olhos. Quando não tratadas, estas doenças podem causar infertilidade(dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, entre outros danos a saúde.  


Sintomas


A infecção pode ser assintomática, ou seja, pode não aparecer sintomas que alertem sobre a doença, quando estes sintomas aparecem, podem ser parecidos para ambos os sexos.Nos homens normalmente há uma sensação de dor e esquentamento ao urinar, podendo causar corrimento ou pus, além de dor nos testículos. A bactéria pode causar inflamações nos epidídimos (epididimite) e nos testículos (orquite) , capazes de promover obstruções que impedem a passagem dos espermatozoides. É possível que não aja sintomas e o homem transmita a doença sem saber.Nas mulheres pode haver dor ao urinar ou no baixo do ventre(pé da barriga), aumento de corrimento, sangramento fora de época na menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual, durante a gestação esta mais sujeita a parto prematuros e a abortos.Entretanto é muito comum estar doente e não ter sintoma algum.


Diagnóstico e tratamento


Os sinais e sintomas podem ser isolados e pouco aparentes, o que dificulta o diagnóstico precoce, geralmente o médico só é procurado quando surgem as complicações. No caso da Clamídea, o diagnóstico é feito através de  exame de urina , da secreção uretral e do material obtido por esfregaço na uretra (nas mulheres, também o material colhido no colo do útero) e o exame para detectar os anticorpos anticlamídia (IgM), são de extrema importância. Não existe vacina contra a clamídia, a única forma de prevenção da bactéria é através de sexo seguro com o uso de camisinhas. O tratamento consiste no uso de antibióticos específicos(azitromicina, doxiciclina, entrominica, minociclina) e deve incluir o/a parceiro/ para evitar a reinfecção. É recomendável suspender as relações sexuais neste período. Uma das maneiras de se fazer o diagnóstico clínico da doença é perguntar depois de quanto tempo da relação sexual apareceu a lesão e a secreção e se a mesma lembra pus e esta manchando as roupas íntimas, pois o período da manifestação da doença é curto, levando até 24 horas para aparecerem as primeiras manifestações. Para o tratamento da gonorreia, atualmente utiliza-se a azitromicina e outros antibióticos, mas se dá preferência as medicações ministradas em doses únicas assistidas, ou seja, o pacienta toma o remédio na frente do médico. O tratamento da Gonorreia é simples, barato e esta disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde. 

Como prevenir?


Pratique sexo seguro, fazendo uso de camisinha masculina ou feminina em todos os tipos de relações sexuais( oral, anal ou genital) , pois esta é a única maneira de evitar o contágio com estas e outras doenças sexualmente transmissíveis. Evite o contato sexual com múltiplos parceiros.Faça exames físicos regularmente.





Se você, baseado nas descrições acima, desconfia que possa estar infectado/a, não se sinta constrangido ou mesmo envergonhado, procure postos de saúde da sua cidade e se informe sobre seu estado de saúde. Grande parte das DST podem ser tratadas ou controladas e é muito importante o seu conhecimento para este processo. 


Links para informações destas e outras doenças sexualmente transmissíveis: 



Vídeos sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário