Participe do nosso fórum: Tire suas dúvidas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Hepatite - Tipos A, B, C, D e E.

O que são? 


A hepatite designa qualquer tipo de degeneração ou inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus, pelo consumo de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Na maior parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, entretanto, quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por esse motivo, é importante ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina que detectem o vírus da hepatite. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são A, B e C, entretanto ainda existem os vírus D e E, sendo o ultimo mais recorrente na África e na Ásia.

Quais são os tipos de hepatite?


Atualmente existem cinco tipos de hepatites, sendo divididas em tipos A, B, C, D e E.

A hepatite A é causada pelo vírus VHA, também conhecida por “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente não apresentam sintomas, porém, os mais freqüentes são cansaço, tontura, enjôo e/ou vômitos, pele e olhos amarelados, febre, dores abdominais, urina escura e fezes claras. A melhor forma de evitá-la é através do saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.

A hepatite B é causada pelo vírus HBV também conhecida por ser uma doença infecciosa chamada soro-homóloga. O vírus é transmitido principalmente por contato sanguíneo e relações sexuais sem camisinha. Na maioria dos casos a hepatite B não apresenta sintomas, mas, os mais freqüentes são: cansaço, tontura, enjôo/vômitos, febre, dores abdominais, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Atualmente o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente a vacina contra o vírus, entretanto é necessário:
  • Ter até 49 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade) – gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST.
A imunização só é efetiva quando se toma as três doses da vacina, com o intervalo de  um mês entre primeira e segunda dose e um intervalo de seis meses entre a primeira e terceira dose

A hepatite C é causada pelo vírus HCV, já sendo chamada de “hepatite não A não B”. Assim como o vírus B, o vírus causador da hepatite C está presente no sangue, tendo entre as causas de transmissão: transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbo, entre outros), higiene pessoal (lâmina de barbear e depilar, escovas de dentes, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam), da mãe infectada para o filho infectado, sexo sem caminha com pessoa infectada, entretanto, estas duas ultimas são mais raras.

A hepatite D é causada pelo vírus VHD, também chamada de Delta. Entretanto, para que ocorra a contaminação do vírus D, é necessário que haja a presença do vírus do tipo B. Sua transmissão pode ocorrer por meio de sexo desprotegido com pessoa infectada, compartilhamento de material para uso de drogas, da mãe infectada para o filho, através do parto ou amamentação e transfusão de sangue. Assim como as hepatites de tipo A, B e C, o vírus do tipo D não apresenta sintomas, porém, os mais freqüentes são cansaço, tontura, enjôo/vômitos, febre, dores abdominais, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Como a hepatite D depende da presença do vírus B para se reproduzir, as formas de evitá-la são as mesmas do tipo B da doença. As principais medidas de proteção são: vacinação contra a hepatite B, uso da camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.

A hepatite E é causada pelo vírus VHE é tem ocorrência rara no Brasil, sendo mais freqüentes na Ásia e na África. Sua transmissão é fecal-oral, transmitida por contato entre indivíduos ou por meio de água e alimentos infectados. Como nos outros tipos, o vírus do tipo E quase não apresenta sinais, porém, os mais freqüentes são cansaço, tontura, enjôo/vômitos, febre, dores abdominais, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Estes sintomas costumam aparecer de 15 a 60 dias após a infecção. A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico.

(https://www.youtube.com/watch?v=gCq6xYzRd4A)


Links para maiores informações:

Vacinas.
Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite


Vídeos informativos sobre Hepatite:

Um comentário: